sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Programa aborda sobre os riscos da automedicação

Locutoras Júlia Soares e Yasmim Bach (Foto Antonio Prado)
O programa desta sexta-feira, dia 16 de agosto, abordou sobre os perigos da automedicação e foi apresentado pela locutora Iasmim Bach. A pesquisa foi retirada do Jornal Timbograndense, de Timbó, página 13, do dia 22 de maio. Abaixo o texto apresentado pela locutora na rádio dividido em três blocos intercalado por três músicas:

“Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicação ingerir em determinadas ocasiões. A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências mais graves do se imagina.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser redobrada. 

O uso abusivo deste produto pode facilitar o aumento da resistência de microrganismo, o que compromete a eficácia do tratamento. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.”


Júlia, Yasmim e a sonoplasta Larissa Sagaz (Foto A. Prado)
Júlia, prof. Prado e Larissa (Foto: Yasmim Bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário