Sala de Leitura

ESTA PÁGINA VISA ESTIMULAR A LEITURA DOS ALUNOS-LOCUTORES POSTANDO TEXTOS DE APOIO QUE PODEM SER REESCRITOS, EDITADOS E LIDOS NOS PROGRAMAS

Os benefícios que a corrida pode proporcionar à saúde do coração

A melhora do desempenho nas corridas de longa duração guarda
a estreita relação com a melhora da função de bomba do coração
Por Turibio Barros
São Paulo

Fonte Site Globo.com 8/7/13

Quais os benefícios que a corrida proporciona para a saúde do coração? A corrida é basicamente um exercício aeróbico e sua prática regular potencializa exatamente o sistema de transporte de oxigênio do qual o coração é o órgão fundamental.
A melhora do desempenho nas corridas de longa duração guarda estreita relação com a melhora da função de bomba do coração. O limite de aptidão aeróbica é definido pelo volume máximo de sangue que o coração á capaz de fazer circular por minuto, contemplando órgãos e tecidos e particularmente os músculos em exercício.

A corrida é um exercício aeróbico e sua prática potencializa o transporte de oxigênio Este volume de sangue bombeado por minuto é definido como débito cardíaco máximo e representa o produto do número de batimentos cardíacos máximo pelo maior volume de sangue que o coração consegue ejetar em cada batimento (sístole).

Os benefícios do treinamento proporcionam ao coração do corredor aumentar o débito cardíaco máximo. Este efeito decorre da adaptação progressiva do coração aumentando gradualmente o volume ejetado em cada batimento. Esta adaptação torna o coração uma bomba mais eficiente, proporcionando também o efeito mais evidente constatado em indivíduos treinados que é a redução dos batimentos cardíacos.
saiba mais

Coração de atleta: excesso de treino pode causar problemas cardíacos
Estudo afirma que exercícios físicos regeneram células-tronco do coração
Como aumenta o volume ejetado em cada batimento, para manter um determinado débito cardíaco, por exemplo correndo num ritmo submáximo, o coração ajusta um número de batimentos por minuto mais baixo. O mesmo efeito observamos durante o repouso, quando os batimentos cardíacos do indivíduo treinado chegam a ter reduções bastante significativas.
Na literatura científica encontramos relatos de atletas com ritmo cardíaco de repouso na faixa de 30 batimentos por minuto. Isto significa uma frequência menor que a metade do indivíduo sedentário, o que projeta um volume ejetado em cada sístole maior que o dobro do que ocorre no coração “destreinado”.

Esta adaptação significa um grande benefício para a saúde do coração, e além de proporcionar a melhora do desempenho, também acena com uma distância mais longa na expectativa de qualidade de vida e longevidade.



Manifestações de estudantes em Florianópolis



Veja o vídeo da locutora Bruna lendo este texto

Fonte: Clicrbs.com de 19/06/13

Por volta das 20h15,os manifestantes tomaram as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, rumo ao continente. A Polícia Militar apenas fechou o trânsito nas duas pontes. Cerca de 40 minutos depois, 21h, a PM liberou a passarela de pedestres da Ponte Pedro Ivo para os motociclistas.

A passagem do grupo de manifestantes foi aplaudida e saudada com bandeiras brancas estendidas no alto dos prédios. Outro sinal veio dos motoristas, que aguardaram pacientemente pelo final do protesto e deixavam que alguns subissem em veículos mais altos para fotografar e agitar bandeiras.

Os manifestantes se concentraram no Ticen por volta das 18h e saíram em direção à Assembleia Legislativa do Estado. Eles permanceram alguns momentos no local e vaiaram políticos presentes. Logo em seguida foram para a Avenida Mauro Ramos, onde foram recebidos com ovos por alguns moradores de prédios da rua.
 O grupo desceu em direção à Av. Beira-Mar Norte, sempre acompanhado pela Polícia Militar. Inicialmente se pensou que os manifestantes iriam para a Casa da Agrônomica, mas o grupo seguiu em direção às pontes.

O início do protesto não registrou nenhum incidente, segundo informações da Polícia Militar. Cerca de 280 homens acompanham os manifestantes. Estimativa da Polícia Militar aponta que mais de 10 mil pessoas participam do ato.


Origem da Festa Junina


Fonte: www.suapesquisa.com

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. 

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.


Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


--------------------------------------------------------------------------


Dia dos Estudantes


Fonte: www.brasilescola.com

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.
A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

 


-----------------------------------------------------------------------------

 

Dia do Professor

 

 15 de outubro

 

A origem do Dia do Professor tem duas versões diferentes. Conheça as histórias e a novidade que a Educação preparou para a data

 Fonte: revistaeducacao.com.br
     
Em 1963, o dia 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação, Paulo de Tarso. A explicação para a origem da data, no entanto, tem duas versões diferentes.
A primeira história que encontramos por aí vem da época de D. Pedro I. Em 15 de outubro de 1827, o imperador estipulou que toda vila, cidade e lugares mais populosos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias do país, conhecidas na época como escolas de primeiras letras. O Dia do Professor seria, então, uma homenagem a esse marco da educação brasileira.
A segunda versão, mais difundida que a do período colonial, garante ao professor Salomão Becker a responsabilidade pela inclusão do Dia do Professor no calendário escolar. Em 1947, o professor, nascido em Piracicaba, lecionava no Ginásio Caetano de Campos, o "Caetaninho", na capital paulista.
Certo dia, o professor e mais três colegas conversavam a respeito do tamanho do segundo semestre letivo, que ia de 1° de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias nesse período. Os quatro professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para o descanso e também para organizar as atividades do restante do ano. Os rumores dizem que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos tinham o costume de organizar uma confraternização. 
Independentemente da veracidade dessas histórias, o dia 15 de outubro já é consagrado nacionalmente como o Dia do Professor. Por isso, não haveria data melhor para inaugurar , oEspaço do Professor, blog pensado para que docentes da Educação Básica em todo o Brasil compartilhem e comentem suas experiências do dia a dia em sala de aula, entre outras questões relacionadas à profissão e ao ambiente escolar.
Esperamos que os professores encontrem no ambiente um espaço de reflexão e de troca de experiências.
A todos os professores, um feliz Dia do Professor! 
Revista Educação



Dia dos Namorados: Uma data especial


Fonte: www.brasilescola.com

Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.

Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

As pessoas apaixonadas costumam presentear seus namorados ou cônjuges, a fim de mostrar todo o amor que sentem.

Nessa data, os casais saem para trocar presentes e comemorar, com um jantar romântico, a paixão que sentem um pelo outro, a afetividade e o amor, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos.

Mas existem várias formas de comemorar o dia dos namorados. Mandar flores, cestas de café da manhã, uma cesta de happy hour para degustarem juntos, mensagens por telefone, serenatas, fazer uma pequena viagem, passar um dia em uma casa de relaxamento (SPA), dentre outras.

O importante é usar a criatividade e o romantismo!

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia


Nenhum comentário:

Postar um comentário