Bem-vindo ao nosso Blog

O Projeto Rádio Escolar é desenvolvido em Florianópolis no Colégio Estimoarte (Av. Jorge Lacerda, 1759, Costeira do Pirajubaé, Florianópolis - SC)pelo jornalista e educador Antonio Prado. Além de jornalista, Prado é formado em Letras e tem Mestrado em Ciências da Linguagem.

O Projeto Rádio Escolar tem como objetivos:

 - Implantar na escola uma nova abordagem no processo ensino-aprendizagem, tendo o aluno como protagonista maior das ações pedagógicas;
- Estimular a comunicação verbal e não verbal do aluno por meio de um programa de rádio e que através de suas ações possa perceber sua capacidade de criação elevando assim sua a auto-estima e possibilitando sua descoberta vocacional e/ou profissional;
- Possibilitar de forma prazerosa a implantação de um canal de comunicação de toda a comunidade escolar, fazendo com que as ações pedagógicas em sala de aula, ou na escola sejam propagadas pela rádio e compartilhadas com a comunidade escolar;

   Operacionalização

    Atualmente o projeto Rádio Escolar, no Colégio Estimoarte, funciona às segundas, quartas e sextas-feiras por 15 minutos no período do intervalo (recreio) com um programa musical e noticioso. A grade de programação é constituída por 02 (duas) ou 03 (três) músicas intercaladas com notícias e gerenciada por 05 (cinco) alunos distribuídos entre locutores e sonoplastas.
 As noticias vinculadas podem ser educacionais, do cotidiano do município, da escola ou da sala de aula tendo como fonte jornais, revistas e o próprio evento por meio de recolhimento de informações através dos envolvidos com a rádio.
A rádio realiza  entrevistas com representantes da comunidade escolar (professores, alunos, etc..) ou a integrantes de entidades representativas (associação de moradores do bairro, grupos artísticos, etc) desde que a finalidade da entrevista seja informar ações de interesse da comunidade escolar.

  Ecos do projeto

  O referido projeto Rádio Escolar é de autoria do professor e jornalista Antônio Teixeira do Prado. Foi colocado em prática pela primeira vez em outubro de 2002 na Escola Estadual de Educação Básica América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo (Comunidade Chico Mendes), em Florianópolis, e também na Escola Municipal Antônio Francisco Machado, o “Forquilhão”, em São José, em 2006, obtendo sucesso e boa receptividade nas comunidades escolares das referidas instituições de ensino.

 Nota aos visitantes

Quer mais detalhes do projeto? Contate-nos por e-mail: pradocastanhal@hotmail.com