segunda-feira, 10 de junho de 2013

Curiosidade sobre a origem do café

     
Locutoras Nathália e Maria Clara (Foto: Antonio Prado)
As locutoras Nathália Carvalho e Maria Clara abordaram, em seu programa nesta segunda-feira, dia 10, a origem do café. Baseado em uma matéria pesquisada no jornal Diário Catarinense, do dia 24 de maio, a dupla comunicou que o café, segundo registros históricos, foi descoberto pelo pastor Kaldi, que, ao observar o comportamento do seu rebanho nas montanhas Absínia, onde hoje é a Etiópia, percebeu que ao comerem grãos de um arbusto as ovelhas ficavam saltitantes.
     O pastor colheu alguns grãos e os comeu com tanto prazer que ficou na sua boca uma agradável sensação de frescor, compartilhando esta sensação com o monge da região. Intrigado, o monge começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava.

     Foi dito ainda que a chegada do café no Brasil deu-se pela região Norte, por volta de 1727, quando o sargendo-Mor Francisco de Mello Palheta trouxe o grão para o país. O programa também contou com a presença de Gabriel Monsani Gama, do 6º B, que está em treinamento para ser locutor, e colocou no ar uma entrevista do professor Alcir, de Geografia, que se despediu do colégio após trabalhar por cinco meses na instituição.
Prof. Prado e as locutoras Nathália e Maria Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário